quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Lula e a Baleia


A dica de hoje fica por conta do filme A Lula e a Baleia (The Squid and the Whale - 2005 - Noah Baumbach).

Uma comédia-dramática com um humor muito refinado. Um casal formado por um escritor e professor universitário fracassado, que não tem algo publicado a tempos (Bernard) ; e uma esposa que está ascendendo como escritora, fazendo grande sucesso (Joan). Desta maneira, o conflito de egos acaba com um casamento já em ruínas.

Como resultado dessa separação, há a situação dos dois filhos do casal Walt e Frank.

Walt, o mais velho, toma o lado do pai, a quem vê com uma admiração quase que santificada. Ele é arrogante, e assim como seu pai, cita clássicos literários sem nunca tê-los lido. Além de plagiar a Música Hey you, do Pink Floyd em um show de talentos da escola. Ele está descobrindo sua vida sexual. fica nítido tanto no pai, quanto no filho, a obssessividade. Um prato cheio para se divertir com o comportamento de ambos.

Frank, o mais novo, toma o lado da mãe, e está sempre tentando agradá-la. Chega, em alguns momentos, a demonizar o pai. Além de sofre com um "problema" de sempre sentir vontade de ejacular na escola.

Um grande filme, indicado ao Oscar de melhor roteiro. Mostra o rompimento de um casal, em meio aos anos 70, onde a liberdade sexual e outras liberdades levaram vários casais a, enfim, se separarem. Mostra também a ascenção da mulher na sociedade, tomando posições antes dominada pelos homens. Mostra o reflexo de uma família desestruturada na vida dos filhos.

Um prato cheio. Bon Apetit!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário