quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

American IV: The man comes around


A primeira dica musical deste blog fica por conta de Johnny Cash, e seu último disco: American IV : The Man Comes Around. O disco só foi lançado dois meses apos à morte de Cash.

Esse disco é composto basicamente por covers, que vão desde Sting (I hung my head), passando por Beatles (In My Life), e terminando com Nine Inch Nails (Hurt).

A qualidade do disco, na minha opinião, se dá devido ao repertório escolhido e as melodias que vão desde um riff acústico e seco de Blues em Personal Jesus (Música de Martin Gore, mais famosa nas vozes de Depeche Mode e também de Marilyn Manson), passando por um violão e um piano, com uma melodia fantástica em Hurt, além de um country carregado de raiz em Give my Love to Rose.

Cash já estava velho e perto da morte quando gravou este disco, e acredito que tal situação tenha contribuido para a grande performance, cheia de emoção, nesse disco. A impressão que se tem é de que a emoção, tristeza, melancolia, as aflições de Johnny Cash saem por cada poro do disco.

Outro indicativo de qualidade é a produção de Rick Rubin, que já fez albuns lendários como Blood Sugar Sex Magik dos Chili Peppers, Licensed to Ill dos Beastie Boys, disco de estréia do Audioslave, disco de estréia do System of a Down, além do penúltimo album de Bob Dylan.

Como se não bastasse a genialidade de Johnny Cash, o disco ainda contou com os vocais de Fiona Apple e Nick Cave, além das guitarras acústicas de John Frusciante e Randy Scruggs.

A minha faixa preferida, sem sombra de dúvidas é a segunda faixa, Hurt, que muitas vezes me emociona ( http://www.youtube.com/watch?v=clq01TXQR0s ) Destaque também para The Man comes Around(1) , Personal Jesus (7) e I'm so lonely I could cry(12).

Detalhe para a capa do disco, na qual Cash me lembra nosso qurido poetinha camarada, Vinícius de Morais.

Escutem sem moderação!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário