quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Orphans: Brawlers, Bawlers & Bastards


Hoje é dia de escutarmos algo que, literalmente, botará seus pinos para bater. Estamos diante de um Cd de Tom Waits(essa figura da foto), datado de 2006.

Temos em mãos, um baú de Tom Waits, perdido em algum lugar, no qual ele reuniu o melhor porre musical que poderíamos encontrar. E se tratando de Waits, certamente regado a muito uísque e cigarro.

Essa obra prima simplesmente é compostas de 3 cd's, 56 músicas, das quais 30 eram inéditas e as outras 26 estavam perdidas em algum bar escuro e esfumaçado.

O primeiro CD (Brawlers) é composto de faixas interessantes, nas quais Tom Waits busca raízes, principalmente, no blues, mas sem se esquecer do Rock'n Roll. O cd é composto de ritimo, abusa das gaitas, possui uma guitarra agressiva. Apesar das grandes performances de Waits, acredito que o disco se destaca pelo ritimo. Chamo a atenção para as faixas: Lord I've been changed (8), Fish in the Jailhouse (4) e Road to Peace(10).

O segundo CD (Bawlers) é o Casanova do trio. Apaixonante, cansado, de porre. Tom Waits se supera, e seu vocal bebado, rouco, carregado, sua marca registrada, se destaca na multidão. As performances são emocionantes. Gosto de como as baladinhas são levadas principalmente pelo piano, sobrando espaço para os metais. Certamente é o meu preferido dos três cd's. A segunda faixa : You can never hold back spring (2) é certamente a minha favorita (parte da trilha sonora do Filme O Tigre e a Neve de Roberto Begnini). Mas ainda há espaço para a ótima Widow's Grove (4) e a delicada If I have to go (13). Esse disco foi feito com alma.

O terceiro disco é a experimentação. Waits explora o Jazz em Altar Boy(14), viaja no estilo tropicália em Bone Chain (6), abusa do experimentalismo em Redrum (10). Ademais, ainda recita textos estranhos como em Nirvana (11) e First Kiss(8). Tom Waits certamente assumiu o papel de um cosmonauta nesse Cd, mas isso não quer dizer que ele seja ruim, pelo contrário. Só não é indicado a quem pensa na música de maneira muito sã e limpa. Tom Waits é sujo e bêbado, não se esqueçam disso.

Dessa maneira, coloquem 4 dedos de uísque, cowboy style, e façam um brinde a Thomas Alan Waits!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário