sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Jules et Jim


Como primeira postagem, fica a dica para o meu filme preferido de todos os tempos.

Trata-se de Jules e Jim - Uma mulher para dois (Jules et Jim) de 1962, filme do extraordinário diretor francês e um dos fundadores da Nouvelle Vague, François Truffaut.

Uma história de amor das mais belas e verdadeiras. Falamos de uma amizade entre o alemão Jules (Oskar Werner) e o francês Jim (Henri Serre), amizade essa tão forte na qual os dois amigos inseparáveis dividem, inclusive, suas namoradas, além de lutarem em lados opostos na Guerra e, ainda sim, continuarem grandes companheiros.

Até o momento no qual aparece bela Catherine (Jeanne Moreau), que ao meu ver é uma personagem com enorme sensualismo e presença, e os dois acabam perdidamente apaixonados por ela, cedendo a todos os seus caprichos. Começa então um triângulo inseparável.

Jules acaba se casando com Catherine. Porém, esse casamento vai de mal a pior, e Catherine se mostra leviana e egoísta. Jim acaba reaparecendo após a guerra para conturbar ainda mais o relacionamento do amigo com sua também amada. O desfecho dessa complicada trama é trágico.

Destaco duas cenas:

A primeira é da da corrida dos três numa espécie de ponte, na qual Catherine está vestida de homem. (foto)

A segunda é a cena na qual eles se encontram em casa e Jeanne Moreau interpreta a belíssima canção Le Tourbillon de la Vie.

Um filme que mostra como o amor pode ser belo, simples, gostoso e ao mesmo tempo tão complicado tendo em vistas as vaidades e caprichos. E como a amizade pode ser um laço fraterno.

IMPERDÍVEL!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário