quarta-feira, 17 de março de 2010

Blind Willie Johnson


Sim, estou de volta.

O post de hoje fica por conta do blues man, pastor, mestre do slide guitar, ídolo de músicos como Bob Dylan, e ainda por cima de tudo cego, Blind Willie Johnson.

Quem conferiu o post anterior sabe da conexão com este aqui.

Blind Willie nasceu no século retrasado(1897), no estado do Texas, começou a tocar guitarra muito cedo. Além disso desenvolveu uma guitarra pequena e quadrada, sua marca registrada.

Não se sabe muito a seu respeito, mas devemos respeitar seu talento. Tendo em vista a dificuldade para gravações de discos em sua época, o disco de hoje é uma copilação de muitos de suas belas músicas. Dark Was The Night é uma coletânea lançada pela Columbia.

B. Willie foi pastor e a maioria de suas músicas são Gospel. Mas não se intimidem ou se espantem, pois como um legítimo blues man, Willie Johnson toca com a alma, e canta com uma emoção arrepiante. A sua música é triste e bela, seus movimentos na guitarra são precisos e impactantes.

É revigorante descobrir músicos como ele, e pensar que suas gravações, as melhores, datam da década de 30. Aquilo era descobrir a guitarra, e arrancar dela, na unha, sons que estremecem a existência de quem ouve.

Destaque para as faixas Dark was the night(Cold was the ground), The soul of a man e Jesus make up my dying bed.

Me pego pensando como os artistas cegos conseguem por tanta emoção em suas músicas. É como se eles sentinssem o que estão tocando, e as vibrações dos sons chegassem em lugares que nós não compreendemos.

A curiosidade fica pelo modo como B. Willie Johnson ficou cego. Ele diz não se lembrar, mas acredita-se que sua madrasta, ao apanha de seu pai, como vingança, jogou algum produto ácido no rosto de Blind Willie.

As gravações não tem a qualidade e a limpeza dos estéreos e digitais de hoje, mas tem o peso de 1000 céus e o impacto de uma marreta.

Conheçam, apreciem and you might get blue.

http://www.youtube.com/watch?v=7R8RuOagzck&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Obs73TqWbog&feature=related

Um comentário: